Em busca de seu objetivo atual, ser a Polícia Ostensiva da União, e assumir permanentemente diversas atribuições que na prática já desenvolve rotineiramente, a PRF passou a formar policiais com a missão de atuar em distúrbios civis. Desde o ano de 2008, já se realizaram 05 cursos de Operações de Controle de Distúrbios - COCD, contando a PRF atualmente com cerca de 200 policiais altamente capacitados para atuar nesse tipo de Operação. O COCD tem duração de 03 semanas, onde os PRF's são capacitados em diversas disciplinas tais como: Operações de Controle de Distúrbios, Gerenciamento de Crises, Uso Legal da Força, Armas e Munições de Menor Pontencial Ofensivo, Ordem Unida de Choque, além de treinamento físico intenso.
O curso tem como objetivo capacitar os policiais com técnicas que não agridam os direitos constitucionais do cidadão, sejam elas ocasionadas por motivações sociais, econômicas, políticas, religioasas, omissão ou falência da autoridade constituída ou até mesmo por calamidade pública.
O Departamento de Polícia Rodoviária Federal investiu na aquisição completa dos equipamentos necessários para equipar os agentes, incluindo munição próprias, armamentos e equipamentos como: capacetes, escudos e os exoesqueleto, equipamento de última geração que protege o policial de objetos atirados contra qualquer parte de seu corpo. Durante o treinamento os equipamentos são testados ao extremo, sendo os alunos submetidos a fortes embates para que comprovem a eficácia de seus equipamentos e adquiram a confiança necessária ao enfrentamento de uma turba.
São adestrados aos efeitos dos agentes químicos do gás lacrimogêneo e pimenta, tendo em vista o intenso uso destes componentes pela tropa de choque para dissipar a multidão, bem como ao estress físico, para que possam suportar horas de confronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário