Endomarketing:
Criando Cooperação na Eficácia de sistemas de Segurança
Endomarketing é
um conceito que objetiva fortalecer as relações internas da empresa. O
endomarketing consiste em realizar ações de marketing voltadas para seu público
interno, com a finalidade de promover a integração entre os variados
departamentos da organização, visando compartilhar os valores e objetivos
estratégicos.
E o endomarketing
na área da segurança, para que serve?
O endomarketing
na segurança é um trabalho de conscientização dos riscos e de suas medidas
ativas e passivas. É um grande desafio para o departamento de marketing e
recursos humanos implementar junto com a segurança o Endormarketing nesta área.
Olhar
para dentro! Esta é uma atitude fundamental para uma postura competitiva. A
empresas têm de aprender a lidar com uma nova configuração de mercado. Mais
rápida, mais agressiva, mais exigente... mais detalhista! Uma obra sólida deve
ser construída de maneira firme e bem estruturada. Uma aparência sólida e
imponente de nada vale se construída com material fraco. Uma aparência moderna
e futurista pouco importa se não estiver recheada com a tecnologia adequada!
E "vender" a segurança empresarial é o que a segurança realiza,
junto a seus clientes, desenvolvendo um programa personalizado para a empresa.
Isto significa tornar o colaborador um aliado, responsável pelo sucesso da
corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
O objetivo do endomarketing é o de propiciar um ambiente interno nas
organizações que seja favorável ao surgimento de "momentos mágicos",
fazendo com que o colaborador possa partticipar ativamente, como um ator e não
como um expectador do sistema integrado em segurança empresarial.
Dentro destas preemissas é que a
segurança conta com especialistas para
desenvolver um programa de endomarketing, visando atingir as metas e objetivos
de segurança, de tal forma que minimize perdas e diminua a probabilidade de
riscos se concretizarem.
A Brasiliano
considera três premissas básicas para a implantação do endomarketing na
empresa:
1)
O público alvo de sua campanha são
todos os funcionários e colaboradores, diretos e indiretos, da organização,
considerados como cliente interno. Como todo “Cliente”, este deve ser
conquistado e retido com um serviço onde haja qualidade;
2)
O cliente interno como o externo
possui expectativas e estas devem ser superadas, portanto a segurança tem de
compreender qual é a expectativa dos seus clientes internos em relação ao
departamento de segurança, e divulgar os objetivos da segurança na empresa;
3)
A excelência do serviço de segurança
para o cliente interno significa envolver os funcionários e comprometê-los com
os objetivos da segurança.
Essas três
premissas trazem como conseqüência direta o entendimento por parte dos
colaboradores do que é a segurança e qual sua função. O endomarketing passa a estimular e auxiliar a segurança nos
seguintes aspectos:
·
conscientização da importância na
prevenção dos sistemas de segurança;
·
sensibilização em respeitar normas e
procedimentos;
·
aumento do sentimento de importância
da segurança empresa.
Para
que isto possa acontecer de forma profissional, e com objetivos qualitativos e
quantitativos bem definidos, a segurança deve desenvolver um programa completo,
integrando as áreas de recursos humanos e de marketing com a da segurança,
realizando desde palestras de conscientização até campanhas com cartazes,
vídeos, livretos, sobre os sistemas de segurança propostos pelo seu serviço de
consultoria.
Com isto a área
da segurança transmite confiança e credibilidade, ao mesmo tempo que compartilha os valores da
cultura organizacional, incentivando a postura pró-ativa em vez da reativa,
fazendo com que o colaborador assuma um
papel cada vez mais criativo, sugerindo soluções viáveis e lutando para que
toda a organização possa cumprir seus objetivos.
Maravilha, justo o que procurava sobre segurança patrimonial bh. Obrigada!
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