quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ENDOMARKETING E A SEGURANÇA PRIVADA







Endomarketing:

Criando Cooperação na Eficácia de sistemas de Segurança


Endomarketing é um conceito que objetiva fortalecer as relações internas da empresa. O endomarketing consiste em realizar ações de marketing voltadas para seu público interno, com a finalidade de promover a integração entre os variados departamentos da organização, visando compartilhar os valores e objetivos estratégicos.

E o endomarketing na área da segurança, para que serve?

O endomarketing na segurança é um trabalho de conscientização dos riscos e de suas medidas ativas e passivas. É um grande desafio para o departamento de marketing e recursos humanos implementar junto com a segurança o Endormarketing nesta área.
Olhar para dentro! Esta é uma atitude fundamental para uma postura competitiva. A empresas têm de aprender a lidar com uma nova configuração de mercado. Mais rápida, mais agressiva, mais exigente... mais detalhista! Uma obra sólida deve ser construída de maneira firme e bem estruturada. Uma aparência sólida e imponente de nada vale se construída com material fraco. Uma aparência moderna e futurista pouco importa se não estiver recheada com a tecnologia adequada!
E "vender" a segurança empresarial é o que a segurança realiza, junto a seus clientes, desenvolvendo um programa personalizado para a empresa. Isto significa tornar o colaborador um aliado, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
O objetivo do endomarketing é o de propiciar um ambiente interno nas organizações que seja favorável ao surgimento de "momentos mágicos", fazendo com que o colaborador possa partticipar ativamente, como um ator e não como um expectador do sistema integrado em segurança empresarial.
Dentro destas preemissas é que a segurança  conta com especialistas para desenvolver um programa de endomarketing, visando atingir as metas e objetivos de segurança, de tal forma que minimize perdas e diminua a probabilidade de riscos se concretizarem.
A Brasiliano considera três premissas básicas para a implantação do endomarketing na empresa:

1)   O público alvo de sua campanha são todos os funcionários e colaboradores, diretos e indiretos, da organização, considerados como cliente interno. Como todo “Cliente”, este deve ser conquistado e retido com um serviço onde haja qualidade;
2)   O cliente interno como o externo possui expectativas e estas devem ser superadas, portanto a segurança tem de compreender qual é a expectativa dos seus clientes internos em relação ao departamento de segurança, e divulgar os objetivos da segurança na empresa;
3)   A excelência do serviço de segurança para o cliente interno significa envolver os funcionários e comprometê-los com os objetivos da segurança.




Essas três premissas trazem como conseqüência direta o entendimento por parte dos colaboradores do que é a segurança e qual sua função. O endomarketing  passa a estimular e auxiliar a segurança nos seguintes aspectos:
·         conscientização da importância na prevenção dos sistemas de segurança;
·         sensibilização em respeitar normas e procedimentos;
·         aumento do sentimento de importância da segurança empresa.
Para que isto possa acontecer de forma profissional, e com objetivos qualitativos e quantitativos bem definidos, a segurança deve desenvolver um programa completo, integrando as áreas de recursos humanos e de marketing com a da segurança, realizando desde palestras de conscientização até campanhas com cartazes, vídeos, livretos, sobre os sistemas de segurança propostos pelo seu serviço de consultoria.
Com isto a área da segurança transmite confiança e credibilidade,  ao mesmo tempo que compartilha os valores da cultura organizacional, incentivando a postura pró-ativa em vez da reativa, fazendo com que o colaborador assuma  um papel cada vez mais criativo, sugerindo soluções viáveis e lutando para que toda a organização possa cumprir seus objetivos.  




Um comentário: