domingo, 29 de julho de 2012

Quais são os veiculos obrigados até o Cronotacógrafo ?

É obrigatório o uso de tacógrafo nos veículos: (Resoluções 14/98, 87/98 e 92/99 do CONTRAN, Portaria Inmetro nº 201, de 02 de dezembro de 2004.)
  1. De carga com Peso Bruto Total (PBT) superior a 4536 kg, fabricados a partir de 01 de janeiro de 1991;
  2. De transporte de escolares;
  3. De transporte de passageiros com mais de 10 (dez) lugares;
  4. De transporte de produtos perigosos; ( Art. 3º da Resolução 87/99 CONTRAN)

São isentos do uso do tacógrafo os veículos:
  1. De carga com Capacidade Máxima de Tração (CMT) inferior a 19 toneladas e fabricados até 31 de Dezembro de 1990;
  2. De carga fabricados a partir de 01 de Janeiro de 1999 que tenham peso bruto total (PBT) inferior a 4536 quilogramas;
  3. De transporte de passageiro ou misto, desde que licenciado na categoria particular e que não realizam transporte remunerado de pessoas;

Preços e financiamento

Existem dois tipos de tacógrafos: o mecânico e o eletrônico. A escolha de uma versão ou outra vai depender do modelo e do ano de fabricação do caminhão. O eletrônico, apesar de mais caro, tem algumas vantagens que compensam o gasto inicial de instalação; o mecânico tem peças que se desgastam e precisam ser trocadas depois de algum tempo.
          Um comunicado divulgado pela NTC diz que a VDO do Brasil decidiu reduzir os preços do tacógrafo mecânico para R$ 390,00 e dos eletrônicos para R$ 664,00. Além desse preço básico, o usuário paga os custos de instalação, que variam conforme o modelo do equipamento e do veículo, de R$ 20,00 a R$ 170,00.
          Existe um convênio entre a NTC e a VDO. Pelo acordo, a NTC e os sindicatos de empresas de transporte rodoviário de carga e de transportadores autônomos vão intermediar a comercialização do equipamento. A NTC se encarrega de distribuir aos sindicados o modelo do pedido de compra. Os sindicatos providenciarão cópia e remessa do formulário para as empresas e os autônomos filiados que manifestarem interesse em adquirir o dispositivo. Em seguida, os sindicatos receberão os modelos preenchidos e os encaminharão à NTC, que os enviará à VDO para atendimento pelo posto mais próximo ao cliente.
          Para comprar direto num posto da VDO, porém, o preço é mais alto. A Carga Pesada apurou que na Takvel Indústria e Comércio, de São Paulo, por exemplo, o tacógrafo mecânico custa R$ 550,00 e o eletrônico R$ 800,00 (preços que podem ser pagos em três vezes, sem acréscimo).
          A VDO informa ainda que fez um convênio com o Bradesco para financiar o pagamento dos tacógrafos, em até 12 prestações e com juros de 4,5% ao mês.
          A Comércio e Indústria Neva, de São Paulo, também revelou os preços de sua marca de tacógrafos para a Carga Pesada: tacógrafo mecânico, R$ 522,00; com kits, R$ 655,00; tacógrafo eletrônico, R$ 790,00; com kits, R$ 900,00. Estes preços também podem ser pagos em três vezes - uma entrada e mais duas.
Observações importantes: 01 Tonelada equivale a 5,71 Cavalos de Força (CV). Cnclui-se que para todo veiculo acima de 109 CV é obrigatório o uso do tacógrafo. Informação sobre a quantidade de CV do veículo está no CRLV.


 Infrações Enquadramento código
 Transportar produto a granel sem tacógrafo ou não apresentar o disco a autoridade competente, quando solicitado (Produto Perigoso) Art. 45, ii- E 910-5
 Transitar sem tacógrafo 230 IX 6637-1
 Transitar sem disco diagrama ou estando este vencido 230 X 6645-0
 Não preencher a região central 230 X  6645-2
 Tacógrafo sem lacre 230 X 6645-0
 Tacógrafo com agulha bloqueada 230 XIV 6688-0
 Tcógrafo com falta de registro de uma ou mais agulha 230 XIV 6688-0
 Tacógrafo utilizando disco diagrama inadequado 230 X  6645-0
 Não ter disco de reserva para concluir a viagem 230 X 6645-0
 Horário da grafia não confere com o horário real 230 X 6645-0


OBSERVAÇAO: Lembre-se
Se o seu veículo possui o aparelho registrador inalterável de velocidade e tempo (tacógrafo) é necessário que o condutor:
  • - Tenha disco de reserva para concluir a viagem;
  • - O Motorista deve preencher a região central do disco, nos campos corretos;
  • - Deve-se exigir que o agente fiscalizador assim que inspecionar o disco, assine no seu verso, constando o seu nome, data, hora, órgão que pertence e, local onde foi abordado;
  • - Deve sempre verificar se o horário da grafia do disco se confere com o horario real, pois se este estiver errado, existe infração de trânsito para penalizar.

Substituição do Disco-diagrama do Cronotacógrafo




 

26 comentários:

  1. gostaria de saber se uma sprinter M benz 312 115 cv furgao D e 'obrigado a usar tacógrafo estou usando com placa vermelha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. furgão não ....só passageiro ..... a sua van não tm capacidade de mais q 3500kg

      Excluir
  2. gostaria de saber se uma sprinter M benz 312 115 cv furgao D e 'obrigado a usar tacógrafo estou usando com placa vermelha

    ResponderExcluir
  3. hj fui notificado por um soldado da pre/ba pois tenho varios motoristas para um veiculo e cada um que sai tira seu disco para comprovaçãode hr e velocidade. etc. o polocial infirmou que so poderia tirar o disco apos os 7 dias e nao na troca do motorista. mas os discos de 7 dias vem para retirar e cada motorista fazer novo egistro com data hora identificacao. então e correto ou nao tirar cada dia e fazer a anitacao no proximo disco
    .

    ResponderExcluir
  4. hj fui notificado por um soldado da pre/ba pois tenho varios motoristas para um veiculo e cada um que sai tira seu disco para comprovaçãode hr e velocidade. etc. o polocial infirmou que so poderia tirar o disco apos os 7 dias e nao na troca do motorista. mas os discos de 7 dias vem para retirar e cada motorista fazer novo egistro com data hora identificacao. então e correto ou nao tirar cada dia e fazer a anitacao no proximo disco
    .

    ResponderExcluir
  5. boa noite eu tenho um onibus comercial placa cinza particular pergunto eu preciso de tacografo sim ou nao obrigado

    ResponderExcluir
  6. boa noite eu tenho um onibus comercial placa cinza particular pergunto eu preciso de tacografo sim ou nao obrigado

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma besta de 16 ligares tenho q usa tacógrafo sim ou não ela tá com placa cinza

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Tenho uma duvida comprei uma Grand Besta 15 lugares. No documento esta como categoria aluguel. Trabalho com projetos sociais.Irei transportar pessoas para encontros religiosos e passeios das crianças carentes. Minha duvida se preciso de tacografo ou não .

    ResponderExcluir
  9. UMA DAILY CITY 3813 VAN PRECISA TER TACOGRAFO?


    ResponderExcluir
  10. Um caminhão toco 1113/ ano 1981 é necessário o uso do tacógrafo?

    ResponderExcluir
  11. Um caminhão 1113 truck ano 80 é obrigatório o uso do tacotacóg?


    ResponderExcluir
  12. Um caminhão 1113 truck ano 80 é obrigatório o uso do tacografo?

    ResponderExcluir
  13. Ola.eu.tenho um volks ano 84 bau ele precisa usar tacografo...uns fala q sim outros diz q nao...

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho um volks 3.4 ano 84 ele precisa usar tacografo uns fala q sim outros diz q nao...

    ResponderExcluir
  15. boa noite um CAMINHÃO F12000.ano de fabricação 2001 precisa de TACÓGRAFO.obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde tem um caminhão 1113 Mercedes Benz Truck gostaria de saber se é obrigatório o uso do tacógrafo

    ResponderExcluir
  17. Tenho um caminhão MB 1111 ano 1969 caçamba basculante, tenho que ter tacógrafo?

    ResponderExcluir
  18. Precisa usar tacógrafos no f120000 sapao

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se a f350 precisa de tacografo. Fui notificado na rodoviária. Pois nunca soube que precisava da troca do tacografo. Nem aparelho tem.

    ResponderExcluir
  20. Tenho um furgão 4912 placa cinza necessito de manter em funcionamento o tacógrafo?

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma kombi 9 lugares estou colocando placa vermelha e ANTT preciso por Tacografo

    ResponderExcluir
  22. Olá fiquei com algumas dúvidas, pois tenho um caminhão truck que e pra trabalhar na minha obra e tenho uma van e duas Kombi que e pra transporta meu funcionário e preciso aferir o tacógrafo do caminhão e da van? Obs todos tem placas cinzas não aluguel

    ResponderExcluir
  23. Boa noite tenho uma ducato teto alto até ano passado trabalhei no escolar. Agora não trabalho mais com escolar, tirei todos os bancos. Eu preciso ter o tacógrafo? Pois foi roubado.....

    ResponderExcluir
  24. Tenho yma kia besta 2001 para 16 lugar de placa cinza sou obrigado andar com tacografo

    ResponderExcluir