terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SERES ESPECIAIS


Todos os homens nascem com doçura e amargura. Todas as pessoas tem mel e fel. Eu, você, todos precisamos de ilusões e sonhos, trabalho e perseverança. A pedra e a flor fazem parte de nós. São ambas necessárias ao nosso complexo ser. Se fôssemos apenas pedra, seríamos só animais, matéria. Entretanto, sendo apenas flor, seríamos fracos, efêmeros. A alma, o ideal, a vida, o progresso, a incessante busca, a insatisfação pelo agora, tudo nos é legado através da dimensão maior, chamada humanidade.

Somos SERES ESPECIAIS! Precisamos de sobriedade e de cálculos, e de, por vezes, sentir-mo-nos ébrios de felicidade e de brincar e sorrir!

Pobre é o homem que não se permite chorar ou que se sente incapaz de voar, de crescer, de evoluir.

Algumas pessoas deixam que somente um ângulo se sobressaia, se revele: amargura, ou violência, ou fantasia, ou infantilidade. Deixam que as dificuldades ou o meio hostil conduzam suas vidas, percorrendo caminhos tortuosos e confusos.

Sabedoria é a procura do equilíbrio entre a pedra e a flor, apossando-se e vivendo com as qualidades de ambas.

O pensamento, a análise antes da ação, a escolha da melhor alternativa, aquela que conduza à vida, ao crescimento, á preservação, deixando-se de lado a violência indo-se além da irracionalidade e do descaso com o outro, possibilitam o caminho  para a Luz.

Todos podemos ser mais do que batida, transformando-nos em melodia!

Homem! És universo, porque pensas e, pequenino e fraco, és Deus, porque amas.

Olavo Bilac

Nenhum comentário:

Postar um comentário