domingo, 29 de julho de 2012

Profissão: Mototaxi ou Motofrete






A lei 12.009/09 regulamentou a profissão de motofrete e mototaxi, com isso o CONTRAN através das Resoluções  nº 350/10, institui curso especializado obrigatório destinado aos profissionais em transporte de passageiros (mototaxista) e em entrega de mercadorias (motofretista) que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas e ainda a resolução  356/10, estabelece requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) e de cargas (motofrete), e dá outras providências.  O CONTRAN suspendeu as ações repressivas por quase dois anos, permitindo apenas atividades de esclarecimentos ao público-alvo, que se encerrará no próximo dia 04 de agosto (Sábado).
  
Na região o Curso é ministrado pelo SEST/SENAT, a carga horária e de 30h, em relação a placa da moto, se o veículo for da empresa e transportar seu próprio produto a placa deverá ser de cor cinza, porque não configura frete, caso contrário deverá esta com placas vermelhas. As penalidades serão de multas graves 05 (cinco) pontos na CNH, tanto para o veículo que não possui os equipamentos obrigatórios, quanto para o piloto que não realizou o curso capacitação.



A partir do dia 04 de agosto de 2012, VENCE O PRAZO DE CARÊNCIA da RESOLUÇÃO 356/2010 DO CONTRAN, em vigor em todo Brasil desde o dia 04 de agosto de 2011.
A resolução estabelece requisitos mínimos de segurança para mototáxi e motofrete (motoboy).
Em cumprimento ao artigo 139-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), exige-se que as motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias (motofrete) somente poderão circular com autorização emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito dos Estados e do Distrito Federal (DETRAN) e, para que esta autorização seja emitida, deverá o veículo ser registrado na categoria de aluguel, ter instalado protetor de motor “mata-cachorro”, aparador de linha antena “corta-pipa” e que a instalação de dispositivo para transporte de carga seja aquele regulamentado pelo CONTRAN, submetendo-se o veículo a vistorias semestrais.

E vedado o motofrete para transporte de combustíveis, produtos inflamáveis ou tóxicos, com exceção de gás de cozinha e de galões de água mineral, desde que com o auxilio de “sidecar” (dispositivo anexado a moto, especial para este tipo de transporte), nos termos regulamentados pelo CONTRAN.




  Aos profissionais de Motofrete ou mototaxi serão exigidos os seguintes requisitos básicos:

1) Equipamentos de segurança obrigatórios: Capacete com faixas refletivas e colete refletivo;
2) Possuir no mínimo 2 (dois) anos de habilitação na categoria A;
3) Possuir Curso Especializado de MOTOFRETISTA e MOTOTAXI conforme a Resolução do Contran 350 de 14 de junho de 2010;
4) Para o exercício da atividade de mototaxi o condutor deverá atender aos requisitos revistos no Art. 329 do CTB;
5) O veículo deverá cumprir as exigências da Resolução 356/10 – CONTRAN
a) Dispositivo de proteção para pernas e motor em caso de tombamento do veículo, fixado em sua estrutura;
b) Dispositivo aparador de linha;





c) Dispositivo de fixação permanente ou removível, devendo, em qualquer hipótese, ser alterado o registro do veículo para a espécie passageiro ou carga, conforme o caso, vedado o uso do mesmo veículo para ambas as atividades;
d) Placa de aluguel.


 
OS MOTOFRETISTAS E MOTOTAXISTAS AINDA DEVERÃO ESTAR ATENTOS AO CTB:
“Art. 135. Os veículos de aluguel, destinados ao transporte individual ou coletivo de passageiros de linhas regulares ou empregados em qualquer serviço remunerado, para registro, licenciamento e respectivo emplacamento de característica comercial, deverão estar devidamente autorizados pelo poder público concedente. 

Art. 329. Os condutores dos veículos de que tratam os Arts. 135 e 136, para exercerem suas atividades, deverão apresentar, previamente, certidão negativa do registro de distribuição criminal relativamente aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores, renovável a cada cinco anos, junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização.” 

Mototáxi-ônibus
Mototáxi com excesso de passageiros.

Um comentário:

  1. mais essa lei vale para o brasil inteiro pois moro na região de Curitiba e aqui segundo fiquei sabendo e proibido o transporte de pessoas (moto táxi) e tenho vontade de abrir aqui o medo e sera que pode abrir pois se e lei

    ResponderExcluir