Em reunião na sede da 6ª
Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Paulo Lima,
Capitão Costa da Polícia Militar de Trânsito, Paulo Valgueiro da
EPTTC, Milton, Barbosa, Walter estes representantes do mototaxistas
de Petrolina-PE, discutiram os impactos e as futuras atividades
fiscalizatórias dos Órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito(PRF, PMPE e a EPTTC), conforme previsão da seguinte legislação de
trânsito: Lei nº 12.009/2009, Resoluções do CONTRAN 350 (curso
para mototaxi e motofrete) e a 356 ambas do ano de 2010. Apartir de
04 de agosto de 2012 (sábado) os profissionais que exercem suas
atividades devem está em conformidade com os seguintes requisitos:
Para ser motofrete ou mototaxista é preciso:
- ter 21 anos e ter habilitação na categoria A, há pelo menos 2 anos;
- a moto deve ser registrada na categoria aluguel, com placa vermelha;
- também devem ser instalados protetor de pernas e aparador de linha;
- os produtos não podem ser transportados em mochilas, apenas baús ou grelhas;
- água e gás só podem ser transportados com reboque(sindecar);
- o veículo deve passar por uma inspeção semestral.
- ter 21 anos e ter habilitação na categoria A, há pelo menos 2 anos;
- a moto deve ser registrada na categoria aluguel, com placa vermelha;
- também devem ser instalados protetor de pernas e aparador de linha;
- os produtos não podem ser transportados em mochilas, apenas baús ou grelhas;
- água e gás só podem ser transportados com reboque(sindecar);
- o veículo deve passar por uma inspeção semestral.
Os mototaxistas devem usar capacete com viseira de
cristal e adesivo refletivo, e colete sinalizador.
As mudanças são para diminuir o
número de acidentes. No ano passado, em todo o Brasil, 14 mil
pessoas foram aposentadas por invalidez causada por acidente de motocicleta.
Os equipamentos básicos de segurança como capacete, joelheira,
cotoveleira e luva podem evitar que o acidentado tenha uma lesão
grave.
Esses novos equipamentos que estão
sendo agora regulamentados por lei vão diminuir em muito as sequelas
graves e definitivas nos acidentes de moto.
O
Inspetor PAULO LIMA, Chefe da PRF local, esclarece que não haverá fiscalização
direcionada, pois a PRF trabalha com planejamento tático-operacional, onde
leva-se em consideração os objetivos sociais e o interesse
público, o trânsito de Petrolina precisa de um trabalho que contemple as áreas de
educação de trânsito, Fiscalização e Concientização individual dos usuários das Rodovias e Estradas Federais; noosso objetivo é salvar vidas, as nossas
atividades fiscalizatórias obedecerá as nossas prioridades e possibilidades
operacionais e não haverá “perseguição” a nenhuma categoria
profissional, seja mototaxi ou motofrete, pois a PRF trabalha em
conformidade com os princípios constitucionais que regem a Administração Pública Federal, entre eles estão a legalidade,
impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência.
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